Use estes três tipos de iluminação para vestuário para criar imagens impressionantes dos seus produtos!
Iluminação de uma Janela
Use os recursos naturais para criar uma luz agradável. Uma das montagens mais fáceis e mais eficientes de iluminação para a fotografia de vestuário pode ser criada com uma grande janela e a luz natural do sol que flui através dela. Abaixo está um exemplo dessa montagem com um diagrama do tipo ‘grua’ (visão superior panorâmica) para que você possa visualizar a montagem antes de experimentá-la.
É importante ter espaço suficiente para o seu equipamento, mas também para você mesmo se sentir confortável e seguro durante o processo. Nada é pior do que um espaço apertado. Uma vez feita a montagem, ela deve ser fácil de tirar e repetir, se necessário, ou deixe tudo como está, se você tem espaço para isso
Em primeiro lugar, encontre uma janela grande que permita a passagem de muita luz para o cômodo e que esteja em um ângulo de 90 graus em relação ao seu produto. Se a luz que entra pela janela é bastante forte, experimente pendurar uma folha bem fina e branca, como uma cortina, para suavizar a luz e distribui-la uniformemente sobre o seu produto
Em segundo lugar, crie um fundo para o seu produto. Ele não precisa ser incrivelmente largo, mas deve deixar espaço suficiente em torno e acima do objeto para preencher o enquadramento. Você não tem um fundo já pronto? Isso não é um problema. Experimente algumas destas soluções simples:
- Uma folha grande e branca ou tela funciona muito bem e sempre pode ser lavada e reutilizada.
- Paredes lisas e brancas são sempre ‘amigas’ do seu bolso e do seu tempo.
- Placas largas e brancas ou rolos de papel liso e branco são opções maravilhosas porque elas vão refletir um pouco da luz sobre o seu produto, mas essas opções irão provavelmente custar mais e devem ser repostas de tempo em tempo.
Você também pode precisar de um suporte para segurar o seu pano de fundo no lugar. Você pode comprar um pronto ou ser um pouco mais comedido com os seus gastos e tentar uma alternativa do tipo ‘faça você mesmo.
Não importa o método que você vai escolher, lembre-se de manter o seu fundo branco, isso é o que permitirá que o seu produto se destaque sem distrações. E dará às suas imagens uma aparência ‘clean’ e profissional. Isso também fará com que o seu processo de pós-produção transcorra mais eficientemente.
Se você quiser aprender mais sobre como criar o seu próprio ‘set’, leia o nosso post ‘faça você mesmo’ sobre como construir o seu próprio estúdio de fotografia com um orçamento limitado.
Por último, mas não menos importante, use um tripé para a sua câmera. Se você está usando um modelo ou um manequim para dar forma aos seus produtos de vestuário, usar um tripé manterá as suas imagens coerentes de enquadramento a enquadramento, mesmo quando você girar o seu produto para exibir diferentes ângulos. Tripés também ajudam a minimizar a vibração da câmera e maximizar a eficiência do seu fluxo de trabalho de pós-produção para lhe poupar tempo mais tarde. Posicione a câmera e o tripé diretamente na frente do seu fundo para utilizar todo o espaço.
Agora, é sua vez de experimentar esta montagem usando uma iluminação natural. Lembre-se, não importa o quão criativo ou diferente a sua montagem se torne, o que importa é a demonstração do seu produto de uma forma simples, bonita. Se você ainda precisa de um pouco de ajuda para entender a montagem, dê uma olhada abaixo.
Pronto para tentar uma abordagem mais avançada e que requer um pouco mais de flexibilidade do seu orçamento? Leia mais para descobrir outras opções ótimas para fotografar vestuário.
Iluminação Individual
Se você tem condições, é altamente recomendável que você alugue ou invista em um kit de iluminação de fácil utilização. Ter um equipamento de iluminação artificial à sua disposição lhe permitirá ser um pouco mais versátil, você poderá fotografar quando simplesmente não houver suficiente luz natural de uma janela. Abaixo há um diagrama de uma visão panorâmica que ajuda na definição da montagem..
Coloque uma fonte de luz e uma sombrinha em um ângulo de 45 graus em relação ao produto, de modo que a iluminação sobre o produto seja suave e uniforme. Mantenha a sua câmera diretamente na frente de seu objeto e utilize um tripé, se você preferir. Embora você não tenha que usar um tripé com uma luz individual estroboscópica, você pode achar mais eficiente e coerente deixar a sua câmera enquadrada e pronta para uso a cada novo produto que você posicionar para ser fotografado.
Se você tiver colocado o produto muito perto do fundo, pode haver um sombreamento; se isso acontecer, você terá duas opções: (1) basta mover o objeto para mais longe do fundo para conseguir um fundo branco e sem sombras, ou (2) selecione o produto na pós-produção e coloque-o sobre um fundo puramente branco que você mesmo criou.
Em seguida, configure a intensidade de sua fonte de luz para cerca de metade da sua potência. No nosso caso, nossa luz tinha de 1 a 5 configurações de energia, por isso, definimos como 3, para fornecer luz suficiente sem exagerar. Também recomendamos usar a sua câmera no modo de disparo manual porque você tem mais versatilidade e controle sobre como as suas imagens saem quando você controla a abertura, velocidade do obturador, ISO, e outras configurações, em vez de confiar na funcionalidade automática de exposição da câmera.
Expor a sua imagem de forma manual corretamente é geralmente apenas uma questão de usar o medidor de luz da câmera, que você pode encontrar, olhando através do visor da câmera e ajustar as configurações para fazer o dispositivo de posicionamento chegar a 0. Não é tão simples quando você está usando uma luz estroboscópica, já que não há iluminação para a câmera ler até que o flash dispare. No entanto, um medidor de luz portátil vai ajudar você a ler a luz com facilidade e precisão. Sincronizá-lo com o sistema de iluminação e colocá-lo na frente do objeto, vai lhe dar leituras precisas para que você saiba o que esperar
Se você não tem um medidor de luz, então, comece com a velocidade do obturador fixada em 1/200 ou abaixo e a abertura em f/11 ou superior. Daí em diante, você precisará tirar fotografias de teste e ajustar as configurações da câmera para obter uma excelente exposição e foco
Ao começar, lembre-se que a pós-produção pode ajudar com quaisquer ajustes de iluminação que você não pôde corrigir no local, mas expor adequadamente o produto durante uma sessão pode poupar um tempo valioso do seu trabalho de pós-produção. Além disso, não se esqueça de permitir que o seu ‘sync’ recarregue entre os flashes. Você perceberá que, se você dispará-lo muito rapidamente entre cada foto, a sua fonte de luz não será acionada na hora certa. A paciência é o segredo da fotografia de vestuário.
Agora é a hora de você experimentar! Abaixo há um exemplo como referência.
Se você acha que uma luz individual não é o suficiente para você, tente esta próxima montagem, que é ainda mais avançada e pode apertar um pouco mais um orçamento baixo.
Iluminação Dupla
Se você alugar ou investir em um kit de iluminação, você deve escolher duas luzes individuais para maximizar a versatilidade de suas opções de sessão de fotos. Ter dois flashes também ajuda em situações de pouca luz. Há vários kits de duas luzes acessíveis por aí, então basta encontrar um que se adapte às suas necessidades. Por agora, vamos falar sobre como usar duas luzes estroboscópicas juntas. Dê uma olhada no diagrama panorâmico da montagem abaixo.
Na montagem com uma única luz é recomendável colocá-la em um ângulo de 45 graus em relação ao objeto. Comece com isso e posicione a sua segunda luz um pouco mais perto do seu produto no lado oposto, também em um ângulo de 45 graus em relação ao seu produto. Esta nova luz será a sua “luz de preenchimento.” As duas luzes devem ser amarradas manualmente ou sem fio, mas de modo que disparem ao mesmo tempo.
Já que a sua primeira luz já está configurada para meia potência (por exemplo 3 de 5), você provavelmente vai querer configurar a sua segunda luz com uma potência menor do que a primeira (por exemplo 2 de 5). Dependendo do seu estilo de fotografia de produto, você pode não querer preencher o lado mais escuro do produto completamente com a luz, a fim de dar forma ao produto com as sombras. No entanto, algumas pessoas apreciam a saturação de cor e brilho proporcionada por expor uniformemente ambos os lados do produto, então mantenha as suas luzes estroboscópicas definidas com potências iguais se esse for o seu estilo.
Novamente, lembre-se de permitir que o ‘sync’ recarregue entre os flashes, porque se você disparar muito rapidamente entre as fotos, uma ou ambas as fontes de luz não serão acionadas na hora certa.
Esta montagem de iluminação também trabalha com um refletor em vez de uma segunda luz. Nesse caso, basta colocar a placa refletora, que você pode criar ou comprar pronta, em um ângulo de 90 graus perto de seu objeto. A iluminação da sua primeira luz vai preencher o lado mais escuro, clareando-o. No entanto, se você pode ter ambas as luzes, faça isso, a aparência profissional das imagens iluminadas por duas luzes vale a pena.
Tente criar a sua montagem sozinho, use a nossa montagem abaixo como um guia.
Você pode estar se perguntando até agora quais tipos de luzes estroboscópicas e outros equipamentos de iluminação para fotografia são os melhores e em quais empresas você deve comprá-los. Clique neste link para um guia informativo de opções de iluminação a baixo custo.
We’re confident that if you use these three simple, cost-effective lighting setups, then your images will look professional and consistent, provided that you used the appropriate camera settings. As an added bonus, great product photos provide customers with more fulfilling shopping experiences, which leads to customer loyalty, better reviews and, ultimately, more sales.